Jasson Gonçalves da Silva, nascido em 1954, vive hoje em Belo Monte-AL, e é figura entre os artesãos brasileiros cujas peças são cobiçadas por colecionadores, lojistas e galeristas de todo o país.
Inquieto, desperta antes de o sol nascer e põe-se fora da cama para laborar em formas o imaginário que se expressa em suas esculturas, procurando fugir da realidade, retrata isso através de golpes na madeira. Se talhar deixa calos nas mãos, considere o quanto criar pode gastar o cérebro: “a gente quebra a cabeça”, afirma o artista.
Jasson, desde criança, viveu e se criou na roça, junto com os seus pais e familiares dedicado ao trabalho braçal pesado sob o sol quente do sertão. Além do manejo da terra e da criação de animais, a rotina na roça exige o aprendizado de manufatura rudimentar, como a produção de carros-de-boi, cercas feitas com mourão e estacas de madeira, elaboração de ferramentas – chibata, enxada, machado, foice –, construção de casas, tradicionalmente de taipa, em que se cobre o telhado manualmente, entre outros conhecimentos repassados de geração em geração. Jasson comenta, inclusive, que seu finado avô era mestre em construir o fuso da casa de farinha, tecnologia antiga feita a partir do entalhe da madeira.
“Eu nasci e me criei pelejando com a madeira. Na hora de partir para a obra de arte não teve mais tanto sacrifício”, diz Jasson.
Especificações técnicas:
Medidas: 138cm x 62cm x 59cm (Altura x Largura x Profundidade)
Peso: 21Kg
Artista: Jasson
Artesanato do Brasil para o Brasil