Luiz Carlos da Silva, o Mestre Luiz Benício, é conhecido nacionalmente e também no exterior por seu trabalho em madeira crua, sem rebuscamentos ou pinturas. Nascido e criado em Buíque, sertão pernambucano, retira da natureza e das figuras do seu dia a dia a inspiração para sua arte. Porém com tanto talento e dono de um traço único, quem diria que Luiz começou na arte por acaso - “Um certo dia, um vizinho meu que também é artesão, fez um tatu e veio me mostrar. Eu, com meu olho clínico, fiz uma crítica construtiva, dizendo a ele que o tatu parecia mais um jumento, e que nós precisávamos nos unir para melhorar a peça. Naquele mesmo dia eu fui pra casa dele para fazer um tatu e eu mesmo fiquei surpreso com a obra”, comenta o mestre.
Com a arte em mãos, ele - que já era fascinado por artesanato - ficou ainda mais encantado com o resultado da sua primeira criação artística. Na época, como era difícil conseguir matéria-prima, Luiz Benício passou a catar madeira de árvores consideradas mortas. Interessante que continua até hoje com esse mesmo processo, e se diz muito feliz por usar o material de forma consciente e não ofensivo à natureza.
“Hoje tenho minha própria identidade. Cada obra traz minha assinatura, mas também traz o meu traço, mantendo-o sempre rústico, pra que seja reconhecido em qualquer lugar do mundo”.
Casado com a também artista Simone Souza, e pai de quatro filhos dentre eles o pequeno Lindomar, o mestre tem a arte como sustento da família. Seu atelier fica em baixo de um lindo e frondoso cajueiro, próximo ao Morro do Pititi (Pedra do cachorro) no Vale do Catimbau, região de cânions de arenito, cavernas e inscrições rupestres, visitado por turistas do mundo inteiro. Tem esculturas em diversos tamanhos e formas, bichos, santos, personagens do cotidiano nordestino e peças menores, das quais se destacam os mandacarus, rostos, Santos e as famosas formigas.
O desejo de transformar-se e transmitir as experiências de sua vida fez de Luiz Benício um vencedor. O artesão carrega em suas mãos a luta pela sobrevivência em tempos muito difíceis, talvez por esse mesmo motivo os traços em suas obras sejam tão rústicos, fortes e expressivos. Todas as obras artísticas de Benício, por menor ou maior que sejam, traz os traços do homem sertanejo, da caatinga, da esperança e da renovação pela fé.
Especificações técnicas
Material: Madeira
Medidas: 37cm x 24cm x 50cm (Altura x Largura x Profundidade)
Peso: 4,7Kg
Artista: Luiz Benício
Artesanato do Brasil para o Brasil