A comunidade Várzea Queimada é Localizada no interior do Piauí a 27km no município de Jaicós no Sertão Piauiense, com aproximadamente 900 habitantes, todos parentes entre si.
Através do artesanato, conta a história de um povo forte, corajoso e criativo. Um povo que guarda saberes muito antigos. Técnicas de artesanato que sobreviveram aos séculos e que agora renascem. Como as flores do mandacaru renascem regadas pela água, Várzea Queimada renasce regada por um sonho e pela vontade de transformar.
É referência na produção de peças artesanais a partir da tradição deixada pelos antepassados de usar a palha da carnaúba e a borracha para fazer artesanato. Atualmente, o trabalho desenvolvido pela Associação de Mulheres Artesãs Várzea Queimada é reconhecido em grande parte do país e até mesmo internacionalmente.
Os homens trabalham com a borracha, reciclando pneus e criando joias e peças de decoração. São tapetes, colares, chaveiros, anéis e rosários. E a criação de peças de palha de carnaúba é uma atividade tipicamente feminina. Na coleção estão presentes tabuleiros, bogoiós, tapetes, colchões e máscaras.
O artesanato produzido em Várzea Queimada é um patrimônio cultural do local. Os bisavós, avós e pai de algumas mulheres artesãs já trabalhavam e viam potencial na palha de carnaúba.
“Fomos criadas desde cedo nesse meio, aprendemos a fazer tranças a qual era a única renda da comunidade, renda de nossos pais e avós”, afirma Silvana Barbosa (Presidente da Associação)
Especificações técnicas
Material: Palha de Ouricuri
Medidas: 61cm x 47cm x 40cm (Altura x Largura x Profundidade)
Peso: 0,923g
Artista: Artesãs de Várzea Queimada
Artesanato do Brasil para o Brasil