Edson Batista mudou sua vida através do artesanato. Ceramista da quinta geração de artesãos de Tracunhaém – PE, seus principais traços estão representados por Carrancas e santos.
Neto da mestra artesã Severina Batista (1933-1981), Edson Batista sempre sentiu a responsabilidade de carregar o legado e o nome dela. Dona Severina havia aprendido com a mãe e a avó a fazer santos, transmitiu ao filho Luiz Gonzaga, tio de Edson — e assim a linhagem de artesãos chegava à quinta geração com ele.
Edson nem sempre esteve em contato com o artesanato, trabalhava e uma empresa de telecomunicações e em 2016, quando passou um tempo desempregado despertou essa paixão pela arte. "Eu não era muito interessado nisso. Foi só no final de 2016, quando passei um tempo desempregado, que quis fazer arte. O despertar veio com o incentivo do meu tio, que me levava para a Fenearte”.
Com o tempo ele foi aperfeiçoando sua arte, os elogios dos mestres eram sua maior motivação! Na sua estreia na feneart, das 80 peças que levou, apenas 10 não foram vendidas, mas eram peças que já estavam na mira de colecionadores e fãs da arte brasileira. Foi observando aos poucos os trações da sua família e percebeu que precisava criar sua própria identidade visual!
"Quando comecei, queria criar coisas que ninguém nunca viu. Precisava colocar os traços da minha família, mas procurar minha identidade. Olhei muitas fotos do que minha avó fazia e nas feiras eu observava as carrancas. Pensava: as minhas vão ser outra coisa”, conta Edson.
Assim nasceram as carrancas leão e dragão. "Todas têm uma história. Tem mês que faço 10, 15 peças, mas variam os tamanhos e o trabalho é todo manual”, diz Edson.
Espeficiações tecicas:
Material: Cerâmica
Medidas: 27cm x 15cm x 29cm (altura x largura x profundidade)
Peso: 2,90kg
Artista: Edson Batista
Artesanato do Brasil para o Brasil