Autodidata, nascido e criado em Tracunhaém, o artesão Jair Monteiro de Souza carrega consigo a tradição do artesanato em barro. A profissão foi herdada dos seus avós, porém, o aprendizado veio através da observação. Aos oito anos de idade ele já dava acabamento nas peças que seu pai produzia e desde então a responsabilidade como oleiro e a criatividade só aumentaram.
A cidade de Tracunhaém, zona da mata norte de Pernambuco, está situada a 63 quilômetros do Recife e possui cerca de 14 mil habitantes segundo o último censo do IBGE. O município é conhecido como a cidade do artesanato em barro e toda a sua essência é baseada nessa tradição.
Seu Jair, como é conhecido, possui décadas de experiencia com o artesanato e consolidou-se na área decorativa. Fazendo vasos, luminárias, murais com peças de barros e várias outras obras de arte. Suas peças são conhecidas pela design minimalista, sua qualidade e bom acabamento. São peças sem pintura, onde o fogo do forno é o que dá um toque único para cada uma delas.
Especificações tecnicas:
Material: Cêramica
Medidas: 48 x 16 x 16 / 32 x 13 x 13 / 26 x 15 x 15 (Altura X Largura X Profundidade)
Peso: 4,2 kg
Artista: Jair
Artesanato do Brasil para o Brasil