Símbolo da região de Capela-AL, a Jaqueira despertou Adriana para sua vocação como artesã.
Irmã de Sil de Capela, uma das maiores artesãs do Brasil, Adriana começou a ajudar a irmã em pequenas tarefas, peneirando e amassando o barro. Até que Sil, recebeu uma encomenda muito grande e precisou de Adriana para fazer pequenas jacas.
A partir daí Adriana se debruça todos os dias na produção das graciosas jacas no ateliê que divide com os artesãos de Capela, dentre eles, sua irmã e o Mestre João das Alagoas, outro expoente da arte popular brasileira.
Sil, trabalhou desde muito cedo, em canaviais da Zona da Mata alagoana para ajudar na criação dos 11 irmãos mais novos, dentre eles Adriana, no povoado onde morava. Aos 16 anos, quando decidiu fugir de casa em busca de uma vida mais digna, Sil adotou Capela como sua terra. Foi lá que nasceu sua primeira filha, Cristina, diagnosticada com autismo. Em busca de novas oportunidades para a família, a artesã participou de uma oficina para mães com filhos especiais, ministrada pelo ceramista João das Alagoas, mestre do Registro do Patrimônio Vivo do estado. Daquele em dia em diante sua vida começou a mudar.
Hoje Sil e Adriana trabalham juntas e são duas das ceramistas mais importantes do país. Inspiradora, a trajetória de Sil foi registrada recentemente pela jornalista e escritora pernambucana Naide Nóbrega no livro Do barro eu vim, do barro eu sou.
Especificações técnicas:
Material: Cerâmica
Medida: 10cm x 12cm x 20cm (Altura x Largura x Profundidade)
Peso: 1,198 kg
Artista: Adriana de Capela
Artesanato do Brasil para o Brasil