José Lima Gomes conhecido popularmente como Zezinho Muriçoca, nasceu em caruaru em 14 de Julho de 1960. Este apelido foi lhe dado pelos seus primeiros parceiros de trabalho no inicio de sua jornada com barro. Dona Maria e Sr. Zé Galego.
Seu Zezinho veio para o Alto do Moura ainda menino. Foi crido por um cunhado e teve vida muito sofrida. Em 1980 casou-se com Dona Rosilda Rodrigues de Freitas Gomes e tiveram três filhos: Ricardo, Rodrigo e Robson, todos artesãos do barro.
Começou a trabalhar cedo com seu compadre Zé Galego, fazendo desenhos apreciados por todos. Aos finais de semana ajudava a confecção de cerâmica utilitária e a aprendia a vitrificar. Aí surge sua habilidade para trabalhar no torno, sendo considerado um dos grandes mestres neste oficio.
Em meados da década de oitenta foi convidado pela ceramista Beth Gatis (Ceramista de renome nacional) para ser seu ceramista exclusivo, tendo acesso a novas formas e técnicas até então inacessíveis, como exemplo a utilização de esmalte em cor para fornos à lenha. Com a partida de Beth do Alto do Moura, Zezinho Começa um trabalho autoral misturando as novas técnicas e formas a sua essência agrestina. Tem uma forma única de interpretar o figurativo com expressões que cativam até mesmo os mais exigentes críticos de arte.
Especificações Técnicas:
Material: Cerâmica
Medidas: 13cm x 22cm x 19cm (Altura x Largura x Profundidade)
Peso: 1,42kg
Artista: Zezinho
Artesanato do Brasil para o Brasil